(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Bancos Privados e Fintechs fizeram a diferença na pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Na crise os Bancos os Bancos privados atuaram com mais agressividade no crédito do que os Bancos estatais, segundo dados do Banco Central.

Reparem que num primeiro momento esta afirmativa soa como se os Bancos Estatais não tivessem cumprindo seu papel, não é isso. Na verdade, o que se ver no mercado é uma mudança na composição das originações. Num passado não muito distante, tínhamos uma concentração em seis grandes bancos estando nesse número os dois bancos estatais. Por iniciativa do Banco Central de desconcentrar isso dos seis grandes bancos, inclusive diminuindo a fatia dos Bancos Estatais, esses já são os primeiros resultados. Notem que quando falamos de bancos, estamos também de bancos médios e sobretudo as recentes fintechs que assumem papel dos Bancos, com sua maior agilidade, diferenciais competitivos nos seus produtos e processos. Essa nova massa de ofertantes de crédito e os Bancos privados fizeram a diferença na pandemia.

Não se trata também de uma retração dos grandes Bancos Estatais mas de um aumento de concessão de crédito feito pelos privados e Fintechs. Lembrem que a relação de todas as operações de crédito x PIB, é em torno de 60%, muito baixa quando comparado com outros países com economia estável. No entanto, no caso das micro e pequenas empresa, os Bancos Estatais ainda têm uma fatia maior, nesse caso é porque os privados ainda não aprenderam a trabalhar com esse nicho, talvez precise de algum estímulo.

No final, o que estamos assistindo é uma mudança estrutural nas concessões de crédito. Uma mudança positiva. Desconcentração, maior concorrência são sempre bem-vindos e estamos vendo isso acontecer. Aproveitem esse momento de maior diversificação das operações de crédito, prazos, taxas, seguros, carência, tudo é possível encontrar no mercado. Nós da Creditway, trabalhamos com todos os Bancos: grandes, médios, Estatais e Privados. Mas, também somos parceiros da Fintechs: responsável por grande parte das operações de capital de giro para empresas e crédito com garantia do imóvel e sem garantia.

SIMULADORES
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments