(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Itens de uma decisão para compra da casa própria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Decisões importantes não podem ser tomadas com rapidez, de forma impulsiva, ainda mais neste momento conturbado devido ao Corona Vírus, pois não sabemos quando vai acabar. Estou falando de uma decisão importante que é a compra da casa própria. Trata-se de uma decisão de vida, às vezes uma só por vida. No entanto, não podemos deixar de sonhar e a pandemia um dia irá acabar. Neste sentido, nada impede de ir se antecipando em avaliar os principais itens que compõem essa difícil decisão. Vamos aqui elaborar um roteiro de tópicos a serem considerados na decisão.

QUAIS SÃO OS CUSTOS ENVOLVIDOS NA COMPRA DE UM APARTAMENTO?

O primeiro grande custo envolvido na compra de um apartamento é, claro, o valor do imóvel. Além do preço do imóvel em si e dos custos mensais que ele envolve, o processo de aquisição de um imóvel envolve custos que somam cerca de 5% de seu valor.

Nesses custos incluem:

→ Registro do imóvel em cartório
→ Laudo de vistoria feito por um profissional capacitado para tal, como
engenheiro civil ou arquiteto
→ Pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI),
determinado pelo governo municipal
→ Despachante (burocracia)
→ Custos de mudança e reforma
→ Custeio de mudança
→ Compra de móveis e decoração
A todos esse se soma a parcela do financiamento imobiliário, caso seja esta a modalidade escolhida para quitação do imóvel.

SOBRE O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

Para calcular qual é o valor máximo que você pode receber de financiamento, o banco utiliza sua renda familiar comprovada. A parcela costuma ser equivalente a 30% dessa renda. Ao valor do financiamento, aplicam-se as taxas e valores envolvidos no Custo Efetivo Total (CET) de um financiamento imobiliário. Importantíssimo simular previamente as parcelas mensais e colocá-las dentro do planejamento financeiro com as outras despesas iniciais que falamos, isso porque no Brasil, tudo pode ser parcelado.

AGORA QUE VOCÊ COMPROU O APARTAMENTO, QUANTO CUSTA MANTÊ-LO?

Tem várias despesas mensais. Um deles é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ele pode ser pago mensalmente, em parcelas, ou de uma única vez. Outro, é o preço do condomínio e os custos de manutenção: problemas elétricos, hidráulicos ou estruturais.

Com todos esses pontos colocados na ponta do lápis é possível fazer uma previsão de um fluxo de caixa bastante próximo do que será a decisão de comprar seu imóvel. Nosso objetivo aqui não é de assustar você com números e burocracia, é de apenas mostrar todas as variáveis envolvidas nessa decisão de vida, a compra do seu imóvel, que envolve decisões racionais e emocionais.

Fale conosco agora http://bit.ly/Fale_com_a_Creditway

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments