(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Cuidados na hora de assinar um contrato!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

CUIDADOS NA HORA DE ASSINAR O CONTRATO DE EMPRESTIMOS NO BANCO

A possibilidade de contratação de crédito é fundamental para a saúde financeira do tomador. Por meio dele, a pessoa pode saldar uma dívida com juros maior e até mesmo expandir seus negócios. Apesar destas vantagens, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente no momento em que o contrato de empréstimo é assinado.

Uma vez que o documento é o responsável por definir a relação entre o credor e o tomador, algumas cláusulas podem ser confusas e não necessariamente discutidas no momento inicial da operação, e consequentemente até prejudicar a saúde financeira do tomador e de um negócio.

Levado por uma aparente facilidade, ou pela emoção de finalmente conseguir recursos para saldar uma outra dívida ou investir em uma determinada área de sua empresa ou para complementar seu capital de giro, é possível não considerar adequadamente alguns tópicos importantes na hora de assinar o contrato da operação de crédito.

Pensando na importância deste tema, resolvemos criar este conteúdo com informações relevantes sobre ele pontos importantes antes de assinar o contrato.

 

TAXA DA OPERAÇÃO
Avalie a taxa de juros que foi simulada na negociação inicial. Embora este fato não seja novidade para ninguém, infelizmente as vezes se faz uma confusão entre taxa nominal, efetiva, melhor esclarecer ante de assinar.

 

ATRASO
O tomador deve também conhecer todos os detalhes a respeito dos juros cobrados pelo credor, principalmente em caso de atraso do pagamento ou de inadimplência.

 

PRAZO
Outro ponto a que o tomador deve ter atenção, antes de assinar um contrato de empréstimo, é ao prazo definido no documento. Ele precisa confirmar que as informações transmitidas pelo credor de fato estão registradas. Em caso de erro ou divergência o contrato não deve ser assinado.

 

GARANTIA
Segundo a legislação brasileira, caso o empréstimo seja feito por meio da alienação fiduciária, o tomador do empréstimo tem o direito de usar o bem livremente, além disso, em caso de inadimplência, o credor não pode tomar o bem para si. Ele deve ser leiloado para que os custos do empréstimo sejam quitados.

 

Caso precise vendê-lo, como o credor tratará a situação? Em caso de inadimplência, como o credor fará uso da garantia para reaver seus recursos? As respostas para estas perguntas devem ser devidamente explicadas no contrato.

Agora que você sabe o que deve considerar antes de assinar um contrato de empréstimo. Na hora de assinar seja extremamente racional, anote previamente os pontos que foram antes negociados e cobre do Banco se os mesmos tiverem diferentes ou sobre novos intens. que antes não tinham sidos discutidos.

Leia o último artigo.

Veja nossas redes sociais.

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments