(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Endividado, fique atento!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Endividado, fique atento!

Um Cheque especial aqui, um consignado ali, no começo pareciam inofensivos até que um dia ascende a luz amarela e quando a renda mensal fica mais de 100% comprometida com parcelas de empréstimos em bancos.

Quem são os superindividados?

Segundo um levantamento no Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), até 2018 já havia 30 milhões de superendividados no Brasil. São pessoas que não conseguem ganhar dinheiro suficiente para pagar as dívidas. No caso dos superendividados, não conseguem sair nem do cheque especial, considerado como se fosse um conta corrente, e para fazer isso deixa de pagar aluguel, água e luz e até deixa de comer, esse é o superendividado.

O que fazer ?

Nessa situação de endividado precisamos usar todos os trunfos que temos na mão e a renegociação é um deles. As vezes a renegociação passa a ser um grande negócio mas é necessário ficar atento aos mesmos critérios iniciais quando tomou os primeiros empréstimos, qual seja, a capacidade de pagamento de acordo com sua renda mensal. Se isto não for levado em consideração a situação rapidamente volta a ser um supendividado e dessa vez a pessoa passa a ter um histórico negativo nos bancos que dificultará voltar a vida normal no futuro. Outro trunfo na mão, quando está nesta situação é poder consultar o site SERASA para tentar descobrir quanto de desconto teriam nas multas e juros por atraso em suas contas. Para ver isso não precisam está negativados , basta apenas ter parcelas em atraso.

Luz amarela:

A luz amarela desta situação acende antes e de diversas formas: utilização do cheque especial com frequência, parcelamento das faturas do cartão. Chegar numa loja e ele não aprovarem os boletos. Dinheiro digital é uma tentação para gastar pois você tem um plástico na mão que pode realizar todos os seus desejos e sonhos, é um perigo! Quando a situação vem decorrente de desemprego a única coisa a fazer é reduzir custos e procurar renda de outro trabalho. Enfim, essas situação está hoje infelizmente bem comum mas precisa ficar atento às luzes amarelas e saber também quais as alternativas, ou trunfos, que se tem nesta situação, pra tudo tem jeito!

Autor: Nelson Chaves

Leia mais o nosso blog: último post

Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram 

#creditway #creditoimobiliario #endividamento #luzamarela

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments