(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

ESTÁ SOBRANDO DINHEIRO PARA A AREA RURAL.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest



Dinheiro de empréstimos bancários, como o Crédito Rural, estão sobrando.

O que é linhas de crédito rural?

Para quem não sabe cada depósito feito no banco tem algumas regras de direcionamento obrigatório dos recursos. De forma que os bancos são obrigados a emprestar valores mínimos dentro de algumas linhas de crédito (30% dos depósitos) e uma delas é o crédito rural. Crédito Rural é uma linha de crédito destinado aos financiamentos para viabilizar a área rural do Brasil. De forma que nessa linha estão inseridos financiamento de plantações, criação de gado, infraestrutura para fazendas, entre outros. 

Queda nas taxas de juros

Os juros dessas linhas de crédito são bem baixos. São menos de 6% ao ano e quem acessa essas linhas são grandes e médios produtores rurais. Acontece que alguns bancos não estão conseguindo emprestar todo o dinheiro que são obrigados a destinar ao setor rural. Por isso os bancos que não conseguem emprestar podem repassar essas sobras para outros bancos, através de um papel chamado CDI rural. No entanto, caso não o faça, deverá ser pago uma multa ao Banco Central de até 40% do valor que sobrou.

Sobra de recursos

Acontece que os outros bancos que poderiam pegar este recurso, estão na mesma situação, sobra de recursos que deveriam ser aplicados em operações de crédito rural. Assim sendo, está havendo uma sobra de recursos! E isso é bom ou ruim? Bom e ruim, de modo que há sobra de recursos para emprestar é sempre boa, mas neste caso a sobra se dá devido a ausência de projetos para se habilitar a essas linhas. Mas por trás da falta de projetos está a falta de demanda do comprador final e neste caso significa que estamos estagnando nesse país, cuja maior especialidade é a produção rural. Essa insegurança do produto final na área rural se dá nas duas pontas: na ponta tomadora (os produtores rurais) e também por parte dos bancos, que tem insegurança em aprovar os projetos neste segmento.

Leia o último artigo.

Veja nossas redes sociais.



Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments