Pense como investidor para ser um pequeno gigante

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O susto da pandemia está afetando o fluxo de caixa de todas as empresas. Este momento, no entanto, serve também como indicador para conferir o quanto cada empresa está preparada para as imprevisibilidades do mercado. Por outro lado, a situação de caixa de cada empresa é também uma forma de identificar o grau de solidez da empresa.

Uma coisa que aprendi ao longo da minha vida profissional, foi o de sempre procurar ver o negócio com a visão de um investidor, e olha que tive os mais conservadores mentores nessa área, investidores suecos, holandeses, bem conservadores e totalmente “cartesianos”.

Não estamos falando de empresas grandes, pode ser pequena ou média. Pois bem, e qual seria o perfil de uma empresa do futuro que podemos analisar neste momento de crise? Seria, por exemplo, uma empresa que conseguiu manter seus contratos, pagar seus fornecedores, apesar do isolamento social ter impactado nas suas vendas?

Se com essa crise, ela ainda conseguiu gerar receitas, isso será um “plus a mais”. Percebam que o indicador acima é bastante simples, e geralmente fica fora do radar dos investidores mas se adequa bem a empresas de pequeno e médio porte. Uma empresa com essas características terá um forte sinalizador de grandes valorizações, poderá ser uma “pequena gigante” e isso é pensar como um investidor.

Esse conceito não é para que todos queiram vender suas empresas algum dia, mas se encaixa em qualquer negócio. Além disso, esse conceito incorpora uma importante lógica de valor do negócio, mais conhecido como “valuation”.

Todas as empresas, independente do tamanho, precisam incorporar esse conceito de valuation. A partir desta incorporação de conceito a mentalidade da empresa vai mudar e remeter para outros focos: perspectivas do setor de atuação, liderança de mercado, nível de endividamento, crescimento dos lucros futuros, geração de caixa, entre outros.

Chegando nesse patamar podemos dizer que a “pequena gigante” já está mentalmente pensando grande, com foco estratégico e planejamento. Certamente virão altos lucros como consequência, isso será apenas questão de tempo!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments