(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Visão otimista, qual a solução para o Brasil depois da Pandemia?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Todos nós devemos estar inseguros de como o Brasil sairá dessa crise provocada pela pandemia. Isso nos deixa tenso, e tira nosso sono! Uma vez um sábio me disse: diante de uma crise, seja lá qual for, foque na abundância e não na escassez. Ele queria dizer com isso, que é mais eficiente focar nos pontos positivos do que nos negativos, pois deles (dos pontos positivos) sairão a solução para o problema e na balança, eles anularão os pontos negativos.

Focar nos pontos negativos remete para atitudes de defesa, de confronto, e nos desmotiva para achar saídas criativas sob diferentes perspectivas. Dito isso, vamos transportar essa tese para a situação econômica do nosso Brasil. Percebam que o que irei falar são pontos conhecidos, mas não suficientemente valorizados para nos motivar a buscar uma luz no final do túnel. Vamos iniciar nossas análises identificando os pontos positivos:

● País tem reservas e ativos suficientes para suportar essa crise,
● As nossas instituições funcionam (temos equilíbrio de poderes),
● As eleições são democráticas,
● As nossas exportações não são concentradas em termos de produtos e
compradores.

Então o que falta? Pois bem, falta trabalhar de forma coordenada e integrada diminuindo ao máximo a quantidade de objetivos para se ter foco, qual seja, e sair da crise. Outra vez, conversando com um outro grande sábio; eu tinha 3 ótimos projetos para escolher, mas com recurso suficiente para apenas um deles. O sábio respondeu: não escolha o que tenha o maior resultado, escolha o de o resultado mais rápido, mesmo sendo menor. Nesses momentos de crise, é exatamente assim que devemos pensar, escolher o que tenha resultado mais rápido.

Temos uma agenda de reformas acumuladas importantes para fazer. A simples vontade integrada de avançar nelas já seria uma sinalização importante para trazer mais investimentos para o país, isso depende só de nós. Um exemplo disso seria a reforma tributária.

Nossa infraestrutura: estamos ao longo dos anos sobrevivendo com uma infra defasada para escoar a produção, mesmo assim nossa economia funciona. Isso significa que um investimento nessa área, poderá trazer grandes resultados. Nossas reservas hoje estão na casa de US$ 360 bilhões, é nosso fôlego para atravessar a crise. Com essas reservas, há espaço inclusive para reduzir juros. Cada ponto percentual representa uma economia de R$ 80 bilhões, além de servir de estímulo adicional para a economia.

Enfim, nossa situação, digamos, não é de caos, temos a solução nas nossas mãos, desde que, tenhamos foco e sejamos resilientes diante dessa crise, vamos fazer do limão uma limonada!

Fale conosco agora http://bit.ly/Fale_com_a_Creditway

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments