(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Como comparar ofertas de crédito imobiliário de bancos e fintechs?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

 

A Creditway explica para você

 

Estou para pegar um financiamento imobiliário. O que devo observar em relação ao custo do financiamento? O que devo olhar para comparar as ofertas de diferentes bancos.

 

Por tratar-se de um financiamento de longuíssimo prazo, é necessário comparar um conjunto de detalhes que impactará no valor das prestações e, consequentemente, no final no orçamento familiar. Conhecer as diferentes modalidades, as taxas praticadas no mercado, a regulamentação, o que é optativo e o que é obrigatório, é de fundamental importância para a tomada de uma decisão consciente, pois essa operação é uma decisão de “vida”. 

 

A taxa de juros é o principal fator que encarece o financiamento. Ela pode diminuir se o tomador for correntista e tiver um bom histórico de crédito. O valor do financiamento e a quantidade de parcelas também devem ser considerados. Quanto maior a entrada menor o saldo a ser financiado. Importante conhecer também as modalidades disponíveis. Até 2019 o indexador era só TR, mas recentemente o Conselho Monetário Nacional autorizou também o indexador IPCA e a modalidade prefixada, que fica menos vulnerável a impactos econômicos. 

 

Se o financiamento contratado for regido pelas regras do SFH (Sistema financeiro de habitação) será obrigatória a contratação de dois tipos de seguros: DFI (Danos Físicos do Imóvel) e MIP (Morte e Invalidez permanente). Tem também uma tarifa cobrada mensalmente nas prestações, geralmente de R$ 25,00. Tudo isso que fará parte da prestação serão refletidos no Custo efetivo da operação. O Custo efetivo indica quanto realmente custará o financiamento levando-se em consideração todos esses adicionais. Também deve ser considerado outros gastos para realizar a operação; despesas com os documentos, cartório e avaliação devem ser considerados e não fazem parte do custo efetivo total. 

 

Mesmo com tudo isso exposto acima, com o SELIC menor que 5% ao ano, o Financiamento Imobiliário é uma ótima opção para comprar o imóvel. Um simulador que contemple todas essas opções ajudarão você a escolher melhor sua operação.

 

IR PARA A PAGINA DE SIMULADOR

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments