Quais são os atributos de um bom executivo?
Em função da nossa cultura inflacionária bem como na nossa mistura de diferentes raças, o povo brasileiro (bem como o profissional) sempre foi tido com uma pessoa criativa, capaz de se adaptar a diferentes situações, qualidades sempre bem vindas no nas principais posições executivas fora do Brasil.
Visão errada
No entanto a quantidade de notícias ruins, sobretudo sobre corrupção tem influenciado negativamente a imagem dos nossos executivos fora do Brasil. Uma errada visão de que todos são iguais deixa mais difícil explicar que corruptos são as pessoas e não um povo.
A quantidade de mídia que expõe tudo a todo momento corrobora com esta visão, mal dá tempo de explicar um ocorrido já vem logo outra e isso vai formando um modelo mental para quem conhece pouco do pais.
Nesse ambiente um líder mais tímido, mais discreto passa a ser mais valorizado, mas isso infelizmente não faz parte do nosso DNA.
Admitir o erro é outra característica desejada. Se o executivo diz que nunca errou é porque nunca testou todas as possibilidades ou porque não está falando a verdade, e isso não é uma coisa fácil de falar.
Caso assuma o erro e tenha sido grave a reconstrução da imagem pode significar uma mudança de postura contrária a pontos anteriormente defendidos, isso não é fácil e geralmente leva um tempo para consolidar uma nova imagem.
Executivo como líder
Outro ponto é que um líder não precisa ser especialista no assunto core principal da empresa, se ele tiver bom senso e for um bom formador de equipe poderá ser um bom líder.
Neste sentido numa equipe não pode faltar duas importantes peças: uma é um diretor que você confie e entenda ela pelos olhos e que entenda profundamente do negócio da empresa.
O outro é aquele que poderá pensar fora da caixa, inspirar as principais mudanças na organização, o chamado disruptor.
Um líder novo sempre está sendo mais visado, principalmente pelo conselho. Manter uma boa relação com o conselho é uma boa estratégia. Em algumas situações um membro acionista do conselho vai querer sempre que o principal executivo da empresa seja alguém que veio da própria empresa e que o mesmo confia.
Tomar decisões
Concluindo, um líder é um ser em eterna mudança e o algoritmo utilizado pelos headhunters para contrata-los nem sempre substitui e capacidade do recrutador para questões subjetivas numa situação aquela posição.
Nesse ponto a experiência de vida que fará tomar decisões nas situações adversas como essas descritas acima poderão fazer a diferença numa entrevista.
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