(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Quais são os atributos de um excelente executivo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Quais são os atributos de um bom executivo?

Em função da nossa cultura inflacionária bem como na nossa mistura de diferentes raças, o povo brasileiro (bem como o profissional) sempre foi tido com uma pessoa criativa, capaz de se adaptar a diferentes situações, qualidades sempre bem vindas no nas principais posições executivas fora do Brasil.

Visão errada

No entanto a quantidade de notícias ruins, sobretudo sobre corrupção tem influenciado negativamente a imagem dos nossos executivos fora do Brasil. Uma errada visão de que todos são iguais deixa mais difícil explicar que corruptos são as pessoas e não um povo.

A quantidade de mídia que expõe tudo a todo momento corrobora com esta visão, mal dá tempo de explicar um ocorrido já vem logo outra e isso vai formando um modelo mental para quem conhece pouco do pais.

Nesse ambiente um líder mais tímido, mais discreto passa a ser mais valorizado, mas isso infelizmente não faz parte do nosso DNA.

Admitir o erro é outra característica desejada. Se o executivo diz que nunca errou é porque nunca testou todas as possibilidades ou porque não está falando a verdade, e isso não é uma coisa fácil de falar.

Caso assuma o erro e tenha sido grave a reconstrução da imagem pode significar uma mudança de postura contrária a pontos anteriormente defendidos, isso não é fácil e geralmente leva um tempo para consolidar uma nova imagem.

Executivo como líder

Outro ponto é que um líder não precisa ser especialista no assunto core principal da empresa, se ele tiver bom senso e for um bom formador de equipe poderá ser um bom líder.

Neste sentido numa equipe não pode faltar duas importantes peças: uma é um diretor que você confie e entenda ela pelos olhos e que entenda profundamente do negócio da empresa.

O outro é aquele que poderá pensar fora da caixa, inspirar as principais mudanças na organização, o chamado disruptor.

Um líder novo sempre está sendo mais visado, principalmente pelo conselho. Manter uma boa relação com o conselho é uma boa estratégia. Em algumas situações um membro acionista do conselho vai querer sempre que o principal executivo da empresa seja alguém que veio da própria empresa e que o mesmo confia.

Tomar decisões

Concluindo, um líder é um ser em eterna mudança e o algoritmo utilizado pelos headhunters para contrata-los nem sempre substitui e capacidade do recrutador para questões subjetivas numa situação aquela posição.

Nesse ponto a experiência de vida que fará tomar decisões nas situações adversas como essas descritas acima poderão fazer a diferença numa entrevista.

Gostou do artigo? Clique aqui para acessar mais posts em nosso blog, e deixe sua opinião nos comentários.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments