(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Subida do dólar: por que não para de subir?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Tudo indicava que a subida do dólar estava diretamente atrelada a probabilidade de reforma da previdência. Começamos o ano com o dólar na casa dos R$ 3,70, todos bastante otimistas com a mudança de Governo e principalmente com a principal bandeira levantada pelo Governo; “a reforma da previdência”.

O governo atual completa agora 4 meses de mandato, teve alguns tropeços, mas mostrou recentemente que a reforma, mesmo que não seja a original, continuará sendo sua bandeira e vai sair.

O Congresso nacional, liderado pelo Presidente Rodrigo Maia, tem dado uma excelente contribuição neste sentido, enfim agora finalmente parece que a reforma vai acontecer…mas, mesmo assim, o Dólar não vai cair, por que?

Subida do dólar

Como o mercado é muito volátil ou bastante extremista, a visão é que foi passado apenas uma primeira fase, a de admissão para avançar no texto da reforma. Considerando que apenas para passar o texto houve bastante discussão, há de se esperar que na discussão mais profunda do tema isso possa ser ainda mais difícil.

Em um ambiente de dificuldade para aprovar a primeira e mais importante reforma do Governo, caso haja concessões, poderá ocorrer o comprometimento da economia necessária para o país ter o equilíbrio fiscal e, sendo assim, voltaríamos o cenário pessimista, ocasionando assim, na subida do dólar.

Como a popularidade do Presidente, que deveria ser o principal condutor da reforma, não é das melhores e estamos apenas iniciando um mandato, isso deixa o mercado ainda mais pessimista

Aplicação financeira

Quando se investe em uma aplicação financeira, a expectativa é que o ativo investido cresça e o investimento renda bem. Comparando o Brasil com um ativo que precisa se valorizar, em um cenário negativo a expectativa de crescimento diminui na mesma proporção.

Por esta razão, o ativo Brasil deixa de ser interessante em detrimento de outros ativos como por exemplo o Dólar.

Há neste cenário uma corrida para o dólar, e um excesso de demanda por alguma coisa faz seu preço subir. De uma forma menos complicada esta é uma forma de fazer entender o que está ocorrendo.

Por: Nelson Chaves.

Gostou do artigo? Qualquer dúvida, pergunte nos comentários. Clique aqui para ter acesso aos outros posts de nosso blog.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments