(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Quais os Fatores que devem ser considerados ao decidir sobre sua operação de Crédito Imobiliário?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Para comprar sua casa própria, em várias situações, o financiamento imobiliário pode ser a única alternativa. Como trata-se de uma operação de longo prazo precisa ser analisado todos os fatores que fazem parte da operação pois qualquer pequena variação em cada parcela pode fazer uma grande diferença se considerado todo longo período do financiamento, pode-se ganhar ou perder milhares de reais. Uma variável importante para considerar é a estabilidade da prestação, essa operação fará parte da sua vida por muito tempo (talvez uma por vida) e por isso não deveria ter saltos inesperados em relação a sua renda, seu emprego, sua vida.

Indexador: hoje existem diversos tipos de indexadores. Mais importante do que comparar os percentuais absolutos entre eles, é olhar para traz e comparar as variações num gráfico de linha nu período mínimo de doze meses. Valor da entrada: tenha ciência de que os Bancos irão exigir 20% de entrada na operação. Essa entrada pode vir de recursos próprios ou do FGTS.

Fique atento também na forma como é calculado os juros. No final do período não deveria haver tanta diferença no total pago, mas dependendo da forma irá impactar na prestação inicial e isso poderá inviabilizar a operação. No caso de SAC, por exemplo, a prestação inicia maior e vai diminuindo. No caso de ser tipo Price, ele é fixa, não se altera ao longo da operação, é geralmente utilizado para quem tem renda menor no inicio da operação.

Compare a taxa nominal e efetiva dos Bancos? Taxa nominal é a taxa que vai corrigir sua operação de financiamento sem considerar outros itens que poderão compor a parcela. Taxa efetiva ou CET é a taxa que considera todos os custos da operação tais como seguros, taxa de processamento, cursos de cartório, ITBI, entre outros. A taxa efetiva é a que deve ser comparada entre os Bancos na escolha da operação de crédito imobiliário.

E sobre os prazos? Então, este tipo de operação tem longo prazo para pagar. O prazo pode chegar a 30 anos. Importante saber que o saldo devedor pode ser quitado a qualquer tempo, você não precisa ficar com a operação por todo este tempo se assim não quiser, pode ser feito inclusive quitações parciais do saldo devedor.

Qual momento de vida devo fazer essa operação? Pode feita em dois momentos: quando quiser comprar um imóvel para morar ou para investir, isso porque alguns imóveis podem valorizar mais que as aplicações financeiras que hoje estão com juros bastante reduzidos. Assim sendo, a visão da operação de crédito imobiliário vai mudar; daquela que era para adquirir uma casa para moradia para uma nova visão focada em investimento em imóvel.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
nelson Chaves

otimo