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Como se tornar um correspondente bancário eficiente

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Está sendo cada vez mais comuns pequenas empresas enveredarem para se tornarem novos correspondentes bancários. O próprio banco central está estimulando isso para tentar viabilizar a captação de clientes para a Fintechs desconcentrando assim as operações de crédito nos grandes Bancos. Hoje existe um enorme espaço para ocupar no mercado brasileiro com operações ovyescarpe coralblueoutlet wmns air 1 mid legioiedigea marellaoutlet nike air jordan 1 mid se borsalamilanesa yeezy grigie 350 moorecains loevenichhutkaufen yeezy grigie 350 adidas yeezy prezzo basso akuschuhe fracominaabiti akuscarpe de crédito que ainda não representam nem 60% do PIB. Colabora com isso também, a quantidade de ex-bancários no mercado desempregados e com bastante experiência. Sendo assim, várias pessoas individuais ou mesmo pequenas empresas estão agora enveredando por este caminho e se tornando pequenos correspondentes bancários. 

O que faz o correspondente?


O Banco Central do Brasil (Bacen) regula a operação dos correspondentes por meio da Resolução Nº 3954/2011 e complementares do Conselho Monetário Nacional (CMN). O correspondente, também conhecido como CORBAN capta clientes no mercado digital ou através de parcerias e direciona para os bancos ou fintechs parceiras para finalizarem as operações de crédito. Alguns Bancos remuneram os correspondentes e outras vezes o eles cobram diretamente dos clientes o comissionamento pelo sucesso da realização da operação. 

No entanto, o negócio de correspondente bancário não exige apenas conhecimentos em produtos bancários. Trata-se de uma empresa que vai precisar ter uma estrutura pequena, mas com outras habilidades interdependentes e necessárias para ter um funcionamento eficiente: vendas, controles, backoffice, sistema, gestão de pessoas. Algumas atividades dessas podem ser terceirizadas, mas todas são necessárias e precisam estar integradas para realizar o trabalho de correspondente. 

A equipe de vendas precisa ser treinada nos produtos que o correspondente vai se especializar. Se a captação de clientes for via mercado digital, haverá de se ter uma estrutura ou atividade terceirizada voltada para este canal. Controles serão necessários para administrar as operações da carteira e evitar gargalos no processo de originação. Também se faz necessário ter a gestão financeira das comissões a receber e dos pagamentos a serem realizados relacionados ao negócio. 

Um plano de negócio envolvendo toda essa estruturação é necessário antes de enveredar por esse caminho. Importante ressaltar que ninguém poderá conhecimento sobre em todas essas áreas por isso a terceirização será uma alternativa. É absolutamente necessário ter uma plataforma para administrar a carteira. Sem ela, será impossível ter escala na gestão das operações e a qualidade do atendimento dos clientes poderá ficar comprometido. 

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