(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Expectativa de inflação: O que me influencia ?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Expectativa de inflação: O que me influencia ?

Ventos favoráveis vindo do exterior estão ajudando a baixar a inflação aqui no Brasil nos próximos meses e se propagando para 2020, isso é o que pensa o Banco Central do Brasil. Essa expectativa explica as apostas de que os juros básicos da econômia poderão ficar abaixo de 5% ao ano mesmo diante destas altas momentâneas do dólar. Para 2020 o Bacen projeta uma inflação de 3,6% ao ano, abaixo da meta que era de 4%. Sobre o Dólar o Bacen projeta alguns cenários, um com o dólar chegando no final deste ano a R$ 3,90 e o outro a R$ 4,05. Essa expectativa faz crer que virá cortes ainda maior nas taxas básica de juros.

Mas o que isso tudo tem a ver comigo?

Bom se você for um investidor ou tiver alguma sobra de caixa para fazer uma aplicação financeira isso importa muito.

Em primeiro lugar : Precisamos entender a lógica de uma aplicação financeira em relação aos juros. As aplicações conservadoras são garantidas pelos títulos do governo e tendem a se comportar muito próximo a eles, mas numa situação de expectativa de quedas destes títulos a melhor opção seria investir em aplicações pré-fixadas porque com a queda dos juros aquela rentabilidade do título já está garantia. Nesta situação a opção fosse por títulos pós-fixados, que irão acompanhar a rentabilidade do mercado eles vão cair de acordo com o preço dele no momento da queda.

Neste grupo de títulos pré-fixado não estão apenas os títulos do Governos. Tem também títulos privados que tem como garantia operações de crédito, por exemplo, que tem taxa de juros superior a dos títulos do Governo e por isso, como aplicação acompanha o título que o garante, haverá uma melhor remuneração neste caso.

Neste caso, para os cenários de taxa de juros declinante, essa opção tem duas vantagens: garante o ganho do título prefixado (ver explicação anterior) e tem uma rentabilidade superior às opções de títulos do Governo.

Outro cálculo que precisa ser considerado também são as alíquotas de impostos sobre o ganho da aplicação financeira. Algumas opções tem outras não tem e no final o que vale é a remuneração líquida, que que retira todos os impostos.

Diante do acima exposto onde investir, sendo um perfil conservador?
Melhores opções: CDBs e Tesouro direto pré-fixados, LCA e LCI garantidos por operações de crédito, fundos de crédito, fundos imobiliários.

Onde não investir? Poupança, fundos atrelados ao DI, CDBs que endem menos que os títulos do Governo, fundos de previdência com taxas de administração maiores que 1,5%.

Leia mais em nosso blog www.creditway.com.br/blog

Veja o último post – Clique

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments