(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

MERCADO DE SEGUROS PRECISA EVOLUIR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Mercado de seguros precisa evoluir no brasil

Uma vez, quando eu era responsável por uma carteira de crédito de um grande banco fui chamado atenção por uma auditoria de fora do Brasil me perguntado se o Banco não fazia seguro sobre erros de cartórios. Fiquei surpreso porque nem sabia que existia esse tipo de seguro, perguntei para o auditor como isso era feito nos outros países e ele respondeu: muito simples, pela internet.

O mercado de seguros no Brasil ainda tem muito para evoluir; é muito concentrado, poucos produtos e baixa tecnologia. Não se contrata seguros via internet ou celular, mesmo nos produtos de varejo, massificados. Imagina como seria bom se a pessoa interessada pudesse comparar vários seguros nas diferentes plataformas, apólice eletrônica, contratação digital.

No que se refere a novos produtos, isso aconteceria se houvesse maior competição, novas seguradoras especializadas em diferentes nichos. Hoje no Brasil o setor é concentrado. Um indicador disso é o número de seguradoras x número de habitantes que é de 1,758 milhão. No Chile, por exemplo, essa relação é de 265 mil e nos EUA de 78 mil. Maior concorrência implica em novos produtos, preços mais competitivos, maior transparência do seguro comprado.

Sem tecnologia, a originação de seguros fica também mais cara para as seguradoras. Esse custo acaba sendo repassado para o preço do seguro pago pelo segurado. No Brasil, a intermediação é feita hoje por corretores, ou seja, adiciona-se ao já alto custo de originação as corretagens pagas que, segundo levantamento, é quase o dobro dos outros países.

Não estou com isso desmerecendo o papel do corretor, ao contrário, existem seguros mais complexos que sempre irão demandar dos corretores, mas não seguros mais simples que é o que acontece hoje no Brasil.

Esse avanço tecnológico iria com certeza reduzir as margens de lucro, mas, por outro lado, iria também aumentar a escala de vendas. Mudaria também a característica do corretor que passaria a atuar preferencialmente com produtos mais sofisticados e especializados em nichos cada vez menores. Enfim, são mudanças que virão em breve e quando isso acontecer todos ganharão: mercado, cliente, seguradoras e corretores.

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de outras publicações:

https://www.facebook.com/creditwayoficial/

https://www.instagram.com/creditwayoficial/

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments