(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Reforma da Previdência vista com otimismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Benifícios da Reforma:

A aprovação da previdência não trará investimentos significativos no curto prazo mas servirá para eliminar incertezas sobre a capacidade do Governo para alcançar o equilíbrio nas contas públicas.

Embora incompleta, a reforma gera ânimos e como o mercado é movido por expectativas isso servirá para reduzir a capacidade ociosa provocada pela crise na nossa frágil economia.

Existe empresários, por exemplo, que estava só esperando a votação para tirar da gaveta um projeto de investimento. O setor imobiliário também dá sinais de crescimentos. Isso tudo se deve a uma percepção melhor de que o país entrará numa rota de crescimento.

Controvérsias:

No entanto, não há um plano de investimento para uma retomada maior e por isso a aceleração do crescimento deve ficar realmente para o ano de 2021. O Mercado financeiro apostou muito na reforma da previdência, baixou os juros, mas este segmento não constrói casas, não tem uma atividade produtiva. De qualquer forma, a reforma, embora não resolva todos os problemas do país, restaura a confiança no Estado Brasileiro em prol da estabilização do déficit fiscal, e por esta razão terá desdobramentos positivos nas próximas semanas.

Por outro lado, a aprovação da reforma trará outras micro reformas na sequência. Haverá retomada dos investimentos, geração de empregos e a roda da economia voltará a rodar, e como isso acontecerá? Aparecerá gente emprestando dinheiro, gente mais otimista gastando e com isso diminuirá o desemprego. Toda esta animação é o que possibilitou a queda histórica da taxa de juros e se tudo de certo haverá mais redução ainda.

No que se refere a investimentos de longo prazo, por exemplo infraestrutura, esses investidores estão também otimistas, mas preferem aguardar outras reformas adicionais para iniciar investimentos planejados. Outros setores estão também otimistas, são eles o de inovação, construção civil, entre outros.

Há, no entanto, aquele menos otimistas. A lógica neste grupo é que a economia poderia ser maior e a proposta poderia abranger também os Estado e Municípios. De um jeito ou de outro houve um avanço extremamente positivo mas ao que tudo indica os resultados de maior impacto só realmente aparecerão no ano de 2021, até lá estaremos curtindo essa nova onda de otimismo, coisa que não estávamos a algum meses atrás.

Veja mais em nosso blog

Nos siga em nossas redes sociais.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments