(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Sucesso do segmento de construção civil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Sucesso do segmento de construção civil

A maior parcela de contribuição para a retomada do crescimento do PIB foi a construção civil. Vale salientar que este segmento teve um péssimo desempenho nos últimos 2 anos. Ele movimenta ao mesmo tempo vários “players”: as construtoras que constroem, os bancos que financiam as construtoras e o comprador dos imóveis e os fornecedores da matéria-prima do material de construção. Uma complementar da outra na cadeia cadeia que está dando certo, não é a toa que ela representa 50% do PIB.

Outro ponto importante (e este vale para os gestores das contas públicas) é que este segmento tem uma rápida resposta aos estímulos que vem do Governo, menos tempo de resposta em detrimento de outros como infraestrutura que requer grandes investimentos, indústrias, ou seja, um bom segmento para focar, por parte do Governo, quando se precisa de dá respostas rápidas a população.

Setor do financiamento bancário 

No segmento financeiro os Bancos colaboram para isso de duas diferentes formas: financiando os empreendimentos das construtoras e depois financiando também os compradores das unidades, melhor dizendo, dos apartamentos. Isso é feito através dos financiamentos imobiliários e esse estímulo veio da redução das taxas de juros que viabilizam operações de maior longo prazo. Obviamente precisa considerar nisso também uma parcela de restauração da confiança pois ninguém vai construir ou tomar um financiamento de longo prazo sem ter um mínimo de confiança no que poderá vir pela frente. 

Outro ponto importante, neste caso, é que na configuração acima estamos falando de imóveis novos, aqueles que foram construídos na planta e o comprador o compra através do financiamento bancário. Há de se considerar também que com o financiamento haverá um aumento também dos imóveis usados. Nesse caso o resultado dessa variável no PIB não aparecerá no PIB que veio da construção civil mais no PIB que veio de serviços, por exemplo corretagens originadas de compra e venda e imóveis. 

Isso tudo, só vem a confirmar de que o segmento, que envolve todos aqueles “players” sempre foi e será uma boa alternativa para focar em políticas publicas de alto impacto. 

Leia mais : www.creditway.com.br/blog

Siga nossas redes sociais 

#construçãocivil #creditway #creditoimobiliario

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments