(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

QUANTO VALE O SEU IMÓVEL?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Qual o valor do seu imóvel?

Quando solicitamos que seja avaliado nosso imóvel (ou o Banco solicita) é porque buscamos chegar no valor mais próximo possível da realidade. O que não sabemos é o quanto é difícil chegar neste valor pois depende de vários fatores entre eles: oferta e procura, região, economia local, otimismo, etc.

Por esta razão, existem diferentes métodos de avaliação de imóveis, cada uma com uma particularidade que são tecnicamente escolhidos pela empresa de avaliação em função da particularidade do bem a ser avaliado.

PRINCIPAIS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

MÉTODO EVOLUTIVO

Consiste em pesquisar terrenos equivalentes ao terreno do imóvel a ser avaliado e atribuir o valor do CUB mensal para a área construída. O CUB será atribuído com o mesmo cuidado de se observar o padrão de construção e idade do imóvel (depreciação).

Esse método é o mais indicado para imóveis onde haja a escassez de ofertas compatíveis para se comparar ao imóvel que está sendo avaliado. Exemplos: Fazendas, sítios, galpões, entre outros.

MÉTODO INVOLUTIVO

É o Método de Avaliação de Imóveis mais utilizado por Construtoras e Incorporadoras. Ele consiste na precificação da propriedade de acordo com o aproveitamento do terreno. O profissional que analisará o espaço levará em conta todos os rendimentos que a Construtora terá com salas comerciais, apartamentos, quitinetes, indústrias, entre outros exemplos.

MÉTODO COMPARATIVO DE MERCADO

Esse atualmente é o mais utilizado. Consiste em pesquisar as ofertas de mercado e as comparar com o imóvel que está sendo avaliado. É necessário que a pesquisa tenha consistência na semelhança de variáveis que serão trabalhadas na forma de Fatores ou por Inferência Estatística.

As variáveis mais utilizadas são: Metragem construída de área útil, vagas de garagem, padrão de acabamento, localização, conservação, dentre outras variáveis que julgar necessário.

MÉTODO DA CAPITALIZAÇÃO DA RENDA

Esse é um Método pouco praticado, mas comum no Mercado Imobiliário. Basicamente consiste na Avaliação Imobiliária levando em conta o valor de renda que será gerado pela propriedade. Em outras palavras, o valor do imóvel é determinado de acordo com o valor que o cliente pode obter de aluguel do mesmo.

Esse método é pouco utilizado para propriedades residenciais, mas um dos métodos de Avaliação de Imóveis mais populares quando se trata de hospitais, universidades, escolas e outros empreendimentos.

MÉTODO DE CUSTO OU DO VALOR RESIDUAL

O cálculo do valor residual é um caso particular de avaliação com base no Método de Custo. É uma medida de valor utilizada na avaliação de terrenos com aptidão para construção ou de imóveis a reabilitar.

É comum também combinar esses métodos o que dá ainda mais segurança e embasamento quando mostra o valor final calculado.

De qualquer forma, esse artigo visa esclarecer sobre essas técnicas de avaliação, uma vez que nem sempre concordamos com o resultado final calculado, mas pelo menos ficamos agora sabendo que são feitos de forma técnica e dentro de padrões previamente estruturados.

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de outras publicações:

https://www.facebook.com/creditwayoficial/

https://www.instagram.com/creditwayoficial/



Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
nelson Chaves

otimo