(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Como trabalhar melhor em casa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Um dos grandes desafios que estamos atravessando neste momento é como trabalhar no esquema “Home Office” (trabalho em casa). Antes da pandemia, algumas empresas já vinham ensaiando esta forma, mas em pouco tempo todos nós (empresas e trabalhadores) tivemos que rapidamente aprender essa nova forma, e sem nunca ter sido preparado para isso. Não é uma mudança simples, nem para as empresas e nem para quem trabalha.

Abaixo será listado alguns dos principais desafios

Como liderar a distância? Passar energia, confiança, fazer a mensagem chegar de forma clara, sem estar por perto para detalhar
Como motivar o time que está trabalhando em casa?
Como conciliar o trabalho com os eventos inesperados da casa: filho, cachorro, cano que estourou, entre outras coisas?

No que se refere a Liderança, curso que era bastante comum nas empresas antes da pandemia, por melhor que tenha sido, com certeza não foi estruturado para uma situação como a que estamos vivenciando. Outra consequência disso será uma nova cultura na empresa, será mudado por um padrão comportamental agora descentralizado. Quem trabalha em casa vai precisar ter muito foco, pois o lado emocional da casa vai atrapalhar bastante o dia a dia de trabalho. Dia útil e inútil ficarão mais semelhantes.

Será difícil saber a curto prazo qual será o custo benefício disso tudo, por exemplo

O maior tempo dedicado a família pelo funcionário, será melhor para a satisfação do funcionário? Isso implicará em maior ou menor produtividade?

Haverá aumento ou diminuição da produtividade: se por um lado o trabalhador não estará mais tutelado diretamente pelo chefe, por outro lado ele estará trabalhando por mais tempo uma vez que não perderá pelo menos duas horas de transporte por dia para ir e voltar ao trabalho

A pandemia mudará os conceitos de produtividade, responsabilidade e empoderamento. Novos controles serão necessários, por exemplo: SLAs por tempo de tarefas avisando o chefe que aquela etapa (ou funcionário) está com uma média de tempo maior que o normal.

Agora, mais do que nunca, planejar os tempos das tarefas, coordenar agendas e garantir entregas, será fundamental. A meritocracia também será ainda mais importante para garantir maiores produtividades. Tudo junto, só será possível administrar com muita tecnologia, por exemplo webcam, Skype, SLAs, por etapas, novos acessos.

Teremos muita coisa para mudar em pouco tempo e para isso, a “pressão” externa fará um papel importante para que isso aconteça de forma rápida. Não se trata apenas de aprender a nova forma de trabalho, mas sobretudo de entender o que pode ser adaptado.

Nós brasileiros, temos a grande vantagem de nos adaptarmos de forma muito rápida aos momentos confusos, talvez até mais do que os países onde “quase nada acontece”, não custa ver por esta perspectiva, ela nos deixa mais otimistas e realistas.

Fale conosco agora mesmo http://bit.ly/Fale_com_a_Creditway

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Dea Gioia

Adorei

Dea Gioia

Tenho interesse em aprender mais

buy cialis professional

Wow! After all I got a webpage from where I be able to in fact
obtain helpful information regarding my study and knowledge.