(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Fique atento aos diversos tipos de capital de giro existentes no mercado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Nesse momento de instabilidade de caixa as empresas não conseguem executar seus planejamentos financeiros de recebimentos e pagamentos, conforme previsão orçamentária feita antes do Covid-19.

Folha de pagamento pendente, fornecedores ligando e despesas diversas, pressionam o fluxo de caixa com a queda da receita. Faz-se necessário conhecer as alternativas de curto prazo para suprir essas necessidades imediatas de caixa. Hoje existem diversas opções de capital de giro no mercado, mas nem sempre elas são de conhecimento das empresas.

Para entender a linha capital de giro, faz-se necessário entender primeiro como é formado o preço final de um empréstimo. Um banco precifica a taxa do empréstimo, a partir de uma previsão de utilização da empresa tomadora, e nesse sentido toma recursos no mercado. Quanto menos previsão maior o preço. É por esta razão que a taxa de cheque especial, de rotativo de cartão de crédito são tão altas. Quanto mais caro o “funding”, mais caro a linha e vice-versa. Para compor o preço final do empréstimo no que excede a taxa selic existe adicionalmente outras três variáveis: risco de não pagamento, custo operacional, e o ganho financeiro.

Hoje existe uma linha de capital de giro trabalhada entre o BNDES e o setor privado, cujo “Funding”, mais é barato que o Selic. Esse “funding” chama-se Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), vem do BNDES e está sendo utilizada hoje para garantir linhas de capital de giro com prazos de até 72 meses. O FGI fica também responsável pela inadimplência na carteira dos empréstimos concedidos às empresas. Isso significa que esse fundo atua em duas variáveis na composição do preço: no “Funding” e no risco, conforme lógica explicada anteriormente. O fato de estar sendo concedido pelo setor privado, garante também agilidade na concessão, outro fator crítico deste produto, devido a necessidade de rapidez na obtenção.

Prazo total da operação: de 36 meses até 48 meses
Ticket mínimo de R$ 50.000,00 e máximo de R$ 500.000,00
Taxa fixa: A partir de 1,5 % ao mês
ECG – Encargo sobre Concessão de Garantia pago integralmente ao FGI BNDES. Este encargo é calculado conforme valor do principal e prazo, isto
equivale a aproximadamente 0,4% na taxa efetiva da operação

Trata-se de uma linha extremamente barata para ser um capital de giro, e com o mínimo de burocracia na sua obtenção. Nesse momento de falta de previsibilidade no fluxo de caixa, faz-se necessário conhecer todas as possibilidades de linhas de crédito: seus custos, seus prazos e como obtê-la.

Fale conosco agora http://bit.ly/Fale_com_a_Creditway

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments