(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Headhunter para contratar políticos – agora vai!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Uma novidade no âmbito da política referente a contratação de político através de headhunter saiu recentemente no “Estadão”. Um partido político contratou a consultoria brasileira, responsável pelo recrutamento de executivos de alto escalão para empresas, para selecionar potenciais candidatos para disputar oito prefeituras nas eleições de 2020.

O Partido diz que está em busca de empresários ou executivos com capacidade de gestão para disputar as eleições em São Paulo, Rio, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife.

Headhunter de políticos

A ideia é buscar nomes que não tenham “vícios políticos”. A exigência é que os candidatos tenham pelo menos oito anos de experiência em cargos privados ou públicos” uma pessoa que saiba definir bem suas prioridades, montar uma boa equipe. Dialogar constantemente. Enfim, trazer gente experiente, que saiba o que é responsabilidade fiscal e possa traçar um plano estratégico e executa-lo.

Nada contra os políticos, aliais o melhor colocado na entrevista do Headhunter deveria ser aquele que tivesse os dois “skills” ao mesmo tempo: ser um bom gestor e bom político. No entanto, vamos imaginar como ficará a lista final de recrutador a partir das técnicas usualmente aplicadas para a seleção.

Nas técnicas são feitos levantamentos como: SWOT do candidato: pontos fortes e fracos voltados para ser um gestor. Terá vários outros testes a serem aplicados tais como competências para gestão, valores morais identificados, capacidade de comunicação, lista de necessidades individuais.

Existe um teste chamado roda da vida que consegue identificar numa nota de 1 a 10 as área que compõe a vida do futuro prefeito e se isso vai ser adequar para a posição buscada, são eles: familiar, lazer, financeiro, profissional, intelectual, emocional, espiritual, física, intimidade e social, imaginem o resultado final que vai aparecer!

Conclusão

A iniciativa é muito interessante, desde que também não exclua que um bom gestor pode ser um bom político. “Os partidos políticos estão em busca de renovação. O PT está com dificuldade de se reinventar. O PSL também vai ter de passar por uma renovação. O Brasil ganharia muito em atrair um gestor. Traz credibilidade e, ao mesmo tempo, faz a renovação política que tanto se fala!

 

Por: Nelson Chaves

 

Gostou do artigo? Confira nosso blog para ter acesso a mais conteúdos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments