(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Inovação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Inovação. Nós Brasileiros, temos no nosso DNA uma mistura de raças: negro, índio, Branco, outros. Autores dizem que esse caldo resulta num povo mais criativo, menos cartesiano. Essa característica fica ainda mais fortalecida com a nossa história de juros altos, instabilidade da economia, que nos tornou resiliente.

Contudo, o que pode ter nos transformado num ser criativo em função da necessidade de pensar rápido, do imprevisível, por outro lado atrofiou o nosso músculo de planejamento para pensar no longo prazo, não estamos acostumados a planejar.

Inovação

Um exemplo disso é como tratamos (ou não tratamos) a inovação no nosso país. Investimentos em P&D em relação ao PIB no Brasil é muito baixo quando comparado com outros países, e é majoritariamente feito pelo setor público. Não temos cultura de inovação embora sejamos um povo criativo.

É menos arriscado ganhar dinheiro com renda fixa do que investir em inovação. Aliado a isso, como nossa economia é pouco globalizada, desenvolvemos competências para mercado menos competitivos.

Como nosso mercado interno não é grande (exemplo, quando comparado com o mercado interno americano) e não exige criatividade, nosso músculo da inovação não precisa ser desenvolvido.

Por parte do Governo não tempos projetos estruturantes e os incentivos para o setor privado são poucos efetivos. O desafio é grande e o problema é sistêmico, isso vai muito além de ciência e tecnologia (C&T).

Uma vez perguntei para um psicólogo como uma pessoa pode mudar de dentro pra fora se sua consciência, ou melhor sua programação mental, não faz você enxergar.

Ele respondeu dizendo para eu mudar de fora pra dentro, tentando me enxergar de fora pra dentro e fazendo ações repetidas até minha consciência entender que aquela ação é boa. Neste sentido uma maior conexão com o comércio exterior, uma maior internacionalização pode ser um caminho.

A exposição ao exterior cria oportunidades, demanda sofisticação empresarial e qualifica as ações locais, esse é uma forma de nos enxergar de fora para dentro e ao mesmo tempo executar passos que se fosse depender apenas da nossa consciência não iriam avançar.

Por: Nelson Chaves

Gostou do conteúdo? Temos mais para você! Basta clicar aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments