(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Por que a economia não cresce?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Por que a economia não cresce?

A divulgação de dados sobre a atividade econômica do Brasil tem infelizmente ensejado uma revisão para baixo das previsões de crescimento do PIB em 2019, era antes 2,6% e agora está próxima de 1,7%.

Nas explicações, há questões estruturais e conjunturais. Uma delas é que estamos sentindo ainda o efeito retardado dos problemas de 2018: paralisação do setor de transporte, recessão na argentina e aperto financeiro decorrente das incertezas eleitorais.

Essas explicações tem sentido mas não justificam um estagnação prolongada e aí vem o principal problema. No âmbito federal, a incerteza sobre o progresso das reformas, em especial a da previdência, ajuda a travar os investimentos e os gastos de consumo de valor elevado.

Quando vamos para estados e Municípios os atrasos de pagamentos a aposentados, funcionários e fornecedores tem impacto diretor e imediato na atividade.

Essa transição seria para uma economia com menos Estado e mais setor privado.

Por que a economia não cresce? Reforma estrutural?

Há quem diga que estamos pagando um preço de uma mais ampla reforma estrutural decorrente de uma economia fechada e travada, fortemente dependente do Estado para tudo e direcionado essencialmente para ele.

Outra explicação está pautada na taxa SELIC que há 22 meses está na casa de um dígito. Essa hipótese é de que com menos juros pagos aos investidores, menos gastos eles despendem na economia seja para consumo, seja para pequenos investimentos.

Com tantas explicações e hipóteses, o certo é que dificilmente teremos uma solução única, por melhor que seja, para conter esta estagnação e seja lá quais forem as soluções, precisam ser com muita cautela e serenidade, aliais o pior cenário agora seria passar uma imagem de falta de credibilidade pois boa parte do mercado vem de expectativas.

Neste caso, vendo de forma otimista, se as mudanças vierem com um viés de abertura de novo ciclo estrutural. quem sabe podemos ter expectivas ainda melhores do que as esperadas, vamos em frente aguardando as cenas dos próximos capítulos desta novela chamada Brasil.

Por: Nelson Chaves.

Gostou do artigo? Temos mais conteúdos em nosso blog se quiser saber mais sobre assuntos voltados a investimento, crédito e assim por diante. Basta clicar nesse link!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments