(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Transparência na empresa gera lucro? Entenda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Uma pesquisa feita recentemente nos EUA com quase 900 empresa mostra uma correlação muito interessante: transparência na empresa, no âmbito de divulgação de informações, está diretamente atrelada a lucratividade para os sócios destas empresas.

A transparência na empresa sobre as informações de balanço já meio que é um padrão pois existem regras para isso. No entanto, algumas divulgações não são obrigatórias e por isso fica fácil de fazer esta aferição comprovando esta tese.

São, normalmente, informações relacionadas aos planos de RH tais como salários, licenças, metas de carreiras, de diversidade, entre outras nesta área. A pesquisa aprofunda ainda mais nesta tese: as empresas que divulgam aquelas informações, só que comparando os sexos, aumentam ainda mais a sua lucratividade.

Transparência na empresa

Se a tese estiver correta (e pela pesquisa está) imagina esse efeito se houver transparência em outros segmentos, tais como: impacto no meio ambiente, geração de empregos, entre outros.

Extrapolando para outras perspectivas, podemos ver o lucro como sendo consequência de outras variáveis puramente financeiras. Além das medidas de efetividade e lucratividade tradicionais, tais como como receita, custos, margem, tecnologia… Será que não devíamos “sair da caixa” e identificar outras variáveis que desembocam se combinadas no lucro?

Nós tendemos a pensar sempre do jeito tradicional que nos foi ensinado nas universidades e não no comportamento do ser humano e nas mudanças que o consumo vêm tendo ao longo dos anos.

Advindo disso, outras variáveis, além de transparência, poderiam ser também pesquisadas são: satisfação de clientes, meio ambiente como política interna, propósito da marca/empresa e assim por diante. Tudo isso para chegar em um modelo de geração de lucro.

Se alcançarmos essa visão, estaremos gerando lucro e, principalmente, construindo um mundo melhor, mais justo e igualitário, um dia as empresas pensarão assim!

Por: Nelson Chaves.

Gostou do artigo? Caso tenha ficado alguma dúvida comente abaixo e responderemos assim que possível. Clique neste link para acessar outros conteúdos de nosso blog.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments