(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Pré-análise de crédito conhecendo a saúde financeira da empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

 

É comum os analistas de crédito conhecer bem dos produtos de crédito imobiliário sem, no entanto, saber quais documentos devem solicitar para checar PRÉVIAMENTE como estão as restrições e situação financeira do potencial tomador da operação de crédito, e o que isso ocasiona?

 

Para não ter todo esse stress, o ideal é que se faça previamente uma análise de alguns documentos e informações cadastrais dos clientes. Para isso ser possível, faz-se necessário conhecer quais documentos e informações a serem previamente analisadas. 

 

Abaixo, alguns exemplos de informações e documentos necessários para fazer uma análise completa do cliente no produto crédito com garantia do imóvel: checagem de protestos, cheques sem fundos, pendências e restrições financeiras

dívidas vencidas, ações judiciais, participação em empresa falida, Serasa Score

Grafias do nome e semelhantes com outro CPF, certidão atualizada de matrícula de Imóvel com negativa de Ônus, certidão de Protesto (5 anos), certidão negativa de registro de alienação fiduciária, certidão de executivos fiscais, são documentos de checagem inicial necessário para fazer uma pré-análise completa.

 

Na maioria das vezes esses documentos não são solicitados previamente porque geram custos para o cliente. Fazendo a análise sem essas checagens cai na armadilha inicial: “a roleta russa”. Não fazendo a pré-análise com essas informações isso também prejudica o cliente, pois ficará registrado nos  “bureau de crédito” as diversas tentativas de aprovação sem sucesso, o que prejudica o score para as próximas tentativas. 

 

Em resumo, o analista de crédito deve pensar alinhado como se fosse o próprio Banco, pois dependerá dele para aprovar a operação de crédito, só assim o processo será mais assertivo e todos ganharão (ou não perderão): banco aprova crédito, cliente recebe o recurso e correspondente bancário recebe seu comissionamento atrelado a finalização da operação: trata-se de uma forma de atuar: ganha, ganha, ganha.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments