(81) 4141-5675

(11) 99341-3481

Saiba a diferença entre Crédito Imobiliário e Crédito com Garantia do Imóvel

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Está em alta a modalidade de crédito com garantia de imóvel (CGI), também chamada “home equity”. Há dois anos, temos visto um foco maior dos grandes bancos no empréstimo por garantia de imóvel, seja para dar mais liquidez aos clientes, seja para construir uma relação de longo prazo com as pessoas. O brasileiro está começando a ver que seu imóvel quitado pode ser uma fonte de crédito bem barata quando comparado com  outras operações de crédito. 

Atualmente, há um volume R$ 11,37 bilhões emprestados para clientes de CGI. Mas segundo o Banco Central, o produto financeiro tem potencial para injetar R$ 500 bilhões em crédito. O Volume de pedidos de crédito com garantia em imóvel quase triplicou após pandemia. Os mandamentos das finanças pessoais são claros: evite tomar empréstimo. Mas se realmente precisar, opte pelo mais barato, e quando se fala de crédito, os que tem garantia com imóveis são os melhores.

Afinal qual é a diferença entre o Crédito Imobiliário e Crédito com Garantia do Imóvel?

O crédito com garantia de imóvel e o crédito imobiliário têm muito em comum. Os dois costumam oferecer longos prazos, têm o imóvel como garantia em caso de inadimplência, juros mais baixos e valores bastante altos, bem maiores que outras linhas de crédito. 

As diferenças principais são que, no financiamento, há recursos da poupança e do FGTS que tornam a fonte de crédito mais barata para os bancos, o que teoricamente permite taxas ainda menores. Além disso, o dinheiro deve ser usado com a finalidade única e exclusiva de compra do imóvel. Já o CGI permite que o tomador de crédito use os recursos como quiser, mas, com dinheiro dos próprios bancos, o que tende a deixar as taxas um pouco mais altas que no financiamento.

CARACTERÍSTICAS SIMILARES DOS DOIS PRODUTOS

  • Empréstimos de maior volume que podem ultrapassar milhões de reais;
  • Média e longo prazo, podendo chegar a 20 anos;
  • Juros mais baixos;
  • Garantia de imóvel financiado ou quitado;
  • Mais de um imóvel pode ser usado como garantia da operação;
  • Público tende a ser menos endividado;
  • Baixa inadimplência;
  • Processo de concessão mais demorado que linhas como consignado e crédito pessoal;
  • Funciona através de alienação fiduciária.

E Como funciona os dois produtos?

  • Como o nome sugere, esse tipo de empréstimo tem como garantia um ativo físico, o imóvel. Portanto, aquele que empresta (credor) fica com o imóvel alienado até o pagamento final da operação por parte do devedor. 
  • Tem os juros mais baixos do mercado, bem abaixo até do consignado, que usa o salário do tomador de crédito como garantia contra a inadimplência, ou seja, é a linha campeã em todos os aspectos.

O único ponto é que o tomador precisa ter consciência de que o imóvel ficará alienado como garantia ao Banco que concedeu o empréstimo até a quitação final da operação. Esse ponto é ainda uma quebra de paradigma que precisa avançar na cultura do brasileiro. O Consultor de crédito imobiliário tem um papel fundamental na conscientização do tomador desse tipo de produto.

Aproveite para compartilhar com outras pessoas que necessitam destas informações antes de iniciar o processo de crédito com garantia do imóvel.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments